Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de março de 2010

Brasileiros em momentos distintos na NBA
Publicado por Luiz André Guazzelli Janeiro 30 2010

Leandrinho tem tido nesta temporada o pior aproveitamento da carreira – 42,2% nos chutes de dois e 33% nos de longa distância. Além disso, tem permanecido pouco mais de 19 minutos em quadra. Tempo relativamente baixo para quem chegou a jogar 32 minutos em 2006-2007 e 25 na temporada passada.
NBAE/Getty Images
Chegando perto do tão esperado All Star Game podemos fazer uma pequena análise de como andam os brasileiros nesta temporada 2009/2010.

Definitivamente o atual momento é distinto, os pivôs estão muito bem obrigado, mas nosso armador tem enfrentado muitas dificuldades.

Nenê, o único brasileiro titular de sua equipe, tem feito grande atuações pelo Denver Nuggets e mantido uma excelente regularidade. Suas médias tem sido praticamente as mesmas da temporada passada, sua melhor na NBA, com 14,3 pontos e 8,2 rebotes por partida. Em algumas partidas o pivô brasileiro tem sido decisivo, como na recente vitória frente ao Houston Rockets quando anotou 18 pontos.

Graças a Nenê e companhia o Denver vem de oito vitórias consecutivas e segue na segunda colocação da Conferência Oeste com 31 vitórias e 14 derrotas, atrás apenas do atual campeão e superfavorito ao título, Los Angeles Lakers. É inquestionável sua importância para o time. A cada dia Nenê ganha status de um dos melhores pivôs da liga.

Nosso outro pivô, Anderson Varejão, também tem sido peça chave na rotação do Cleveland Cavaliers. Varejão esteja fazendo talvez sua melhor temporada na NBA, com médias de 8,3 pontos e 8,1 rebotes por partida. Além disso, tem recebido elogios constantes de LeBron James que considera o brasileiro como essencial para o sucesso da equipe. Não é por menos afinal o brasileiro foi, por exemplo, grande responsável pela vitória dos Cavs contra o Los Angeles Lakers no último encontro entre as equipes, anotando 7 de seus 11 pontos no quarto decisivo.

Após um começo não muito bom, os Cavs vêm melhorando jogo a jogo e já possuem certa folga na liderança da Conferência Leste com 36 vitórias e 11 derrotas, 7 vitórias a mais que o vice-líder Boston Celtics.

Já o armador Leandrinho do Phoenix Suns tem tido poucos motivos para sorrir nesta temporada. Sua equipe não vem bem e já vê alguns riscos em sua classificação para os playoffs.

A chegada do cestinha Jason Richardson acabou relevando Leandrinho a um segundo plano na equipe. Com isso, o armador tem tido seus minutos em quadra reduzidos e contribuído pouco com a equipe. Seus números caíram bastante. Hoje ele tem pouco mais de 10 pontos por partida de média. O que assusta é que esses números têm caído ano a ano. No ano passado anotava 14. Na temporada 2007-2008 sua média chegava a 15,6 e no período de 2006-2007 passava dos 18 pontos por partida.

Para piorar uma séria contusão deve agravar ainda mais a situação do brasileiro. Leandrinho se submeteu a uma cirurgia para retirada de um cisto na mão e deverá ficar de fora por pelo menos 6 semanas.

Fica nossa torcida pela recuperação de Leandrinho e pela manutenção das boas atuações de Nenê e Varejão. O basquetebol brasileiro agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário