Páginas

Powered By Blogger

sábado, 10 de abril de 2010

O novo “Don” da NBA
Publicado por Guilherme Buso Abril 08 2010

As ausências do ala-pivô Kenyon Martin e do comandante George Karl parecem ter sido fundamentais para a queda de rendimento do Denver Nuggets. É hora de abrir os olhos, pois os playoffs vem aí.
NBAE/Getty Images

A palavra Don é oriunda do espanhol e é uma abreviação do termo “De Origem Nobre”. Somente as pessoas mais importantes da sociedade recebiam esse título, nos séculos passados. Alguns personagens lendários da literatura e da história possuíam esse nome, como Don Quixote de la Mancha, Don Diego de la Veja (Zorro) e Don Juan de Marco. Nos Estados Unidos, Don nada mais é que o apelido de Donald. Nada nobre nisso.

Porém, um treinador da NBA acabou de elevar Donald para Don, no conceito espanhol da palavra. Don Nelson, do Golden State Warriors, venceu, nesta quarta-feira, sua 1333ª partida como técnico e entrou para a história como o maior vencedor de todos os tempos. A nova marca supera as 1332 vitórias de Lenny Wilkens, que encerrou a carreira no comando do New York Knicks, em 2005.

“Don” Donald Nelson também treinou os Knicks e teve passagens pelo Milwaulkee Bucks, Dallas Mavericks e, hoje, comanda os Warriors. Nelson nunca foi campeão da NBA como treinador, mas já venceu três títulos de “Técnico do Ano” (1983, 1985 e 1992). Ele comandou a Seleção Norte-Americana, campeã mundial em 1994, conhecida como o Dream Team 2 e é pentacampeão com o Boston Celtics, quando era jogador.

Nelson tem 69 anos de idade e atua como técnico desde 1976. Nesses 34 anos de carreira, o treinador ficou fora de apenas três temporadas da NBA (87/88, 96/97 e 2005/2006). Foram 21 campanhas vitoriosas, acima de 50% de aproveitamento, marca expressiva comparado ao número de campeonatos disputados.

Contato do Guilherme Buso

Nenhum comentário:

Postar um comentário