Páginas

Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O que há de errado com o Heat?
Publicado por Adriano Albuquerque Novembro 26 2010

E agora, LeBron?
Mike Ehrmann/Getty Images
É o que todo mundo está perguntando por aí. Bom, talvez não todo mundo, mas parece que é – afinal, até o Barack Obama tem uma opinião sobre os males que afligem Miami. E num mundo em que todos têm voz, mesmo que escondidas e sufocadas pelo anonimato e pluralidade da internet, o pânico foi deflagrado pela hipérbole imediatista da mídia.

Todo mundo tem uma teoria. Todo mínimo detalhe é colocado sob um microscópio e vira “o motivo” da má fase. “Eles não têm armador”; “falta força no garrafão”; “o banco é ruim”; “os astros não acreditam no técnico”; “os astros querem Pat Riley no banco”; “o trio não pode jogar junto”.

Eu mesmo posso dizer, por exemplo, que tenho a ligeira impressão de que o trio de astros do Heat não está muito feliz de estar junto. Lembra quando o “Grande Trio” de Boston se uniu em 2007? Os três logo pareciam ser melhores amigos, mostravam grande empolgação em quadra, e seus jogos se encaixaram muito bem. Já Miami parece um time tenso, que está sentindo a pressão sobre seus ombros e não consegue relaxar.

Será culpa das expectativas extremamente altas que mídia e torcida – e eles próprios, que falaram em títulos múltiplos na apresentação – colocaram sobre o time? Será culpa da franquia, que criou um clima de guerra e pressão sobre seu elenco desde o campo de treinamento, realizado numa base militar? Será culpa da fragilidade emocional do trio?

Ou será, SERÁ, que é tudo um grande exagero? Todo mundo sabia que seria uma difícil adaptação para três caras, acostumados a serem as únicas opções de suas equipes, jogarem juntos e dividirem toques. Como alguém poderia esperar 72 vitórias no primeiro ano deste time? O Chicago Bulls de 1996-97, que conseguiu este feito, teve meia temporada para se entrosar após a volta de Michael Jordan ao basquete, em 95.

Na última vez que o Heat reformulou seu elenco completamente, em 2005, a equipe começou a temporada com 11 vitórias e 10 derrotas. Também apanhou do então campeão do Leste, Detroit Pistons, por toda a temporada. E o que aconteceu? Clicou nos playoffs e foi campeão. Títulos não se conquistam em novembro. OK, então eles só engrenaram depois de trocar de técnico... Mas quem garante que será necessário ir tão longe? Da mesma forma, quem garante que uma mudança de comando vai torná-los campeões? Talvez, este seja o time que eles devam ser mesmo, e nossas expectativas que nos enganaram.

O que há de errado com o Miami Heat? Talvez nada. A ver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário