Páginas

Powered By Blogger

sábado, 31 de julho de 2010

O retorno dos Bulls
Publicado por Guilherme Buso Julho 30 2010

Ídolo dos Bulls na década de 90, sendo o principal parceiro de Michael Jordan, Scottie Pippen retorna à equipe como embaixador.
NBAE/Getty Images
Ninguém espera que o Chicago Bulls volte a reviver as glórias da década de 90 tão cedo. Nunca haverá um Michael Jordan vestindo a camisa do time novamente ou um mestre no banco de reservas como Phil Jackson. Porém, a temporada 2010/2011 da NBA poderá ter um Bulls renovado e com grandes chances de chegar longe nos playoffs.

O primeiro passo para um futuro promissor do time de Chicago, certamente, aconteceu com a chegada do armador Derrick Rose. Melhor novato do ano de 2009, Rose é o cara desse time dos Bulls. Ele é o exemplo perfeito do armador moderno, que sabe jogar coletivamente, mas tem talento e ousadia de sobra para atacar individualmente.

Na última temporada, Rose, ao lado de Joakim Noah, Luol Deng e companhia, levou a equipe de Illinois até as oitavas-de-final dos playoffs da NBA. Campanha razoável, claro. No entanto, se analisarmos que para o próximo campeonato o time manteve a base, perdendo apenas o armador Kirk Hinrich, e conseguiu trazer reforços importantes, as expectativas são excelentes para 2010/2011.

O experiente ala/pivô Carlos Boozer, ex-Utah Jazz, chegou para ser mais uma referência nos Bulls. Boozer teve médias de 19,5 pontos e 11,1 rebotes no último campeonato. Além dele, o ala Kyle Korver, ex-Jazz, e o armador CJ Watson, ex-Golden State Warriors, também chegaram. Korver é um arremessador nato, que consegue manter seu aproveitamento dos 3 ponto, geralmente, acima dos 50%. E Watson será muito bem aproveitado para ajudar Rose na armação, podendo até jogar ao lado dele em quadra.

Para comandar essa renovada equipe, os Bulls demitiram Vinny Del Negro e trouxeram Tom Thibodeau, que nunca foi técnico principal na NBA, mas foi assistente de diversos times como Boston Celtics, Minnesota Timberwolves, San Antonio Spurs, New York Knicks e Philadelphia 76ers.

Pippen está de volta
Outra novidade para os Bulls para esta próxima temporada será o retorno de um dos grandes ídolos da equipe, Scottie Pippen. Parceiro número um do maior jogador de todos os tempos, Michael Jordan, Pippen será o embaixador da franquia de Chicago e tem como objetivo, simplesmente, aparecer nos jogos e eventos. A escolha não poderia ser melhor, afinal, o ex-número 33 e hall da fama do basquete venceu seis títulos da NBA e será marcado para sempre como atleta dos Bulls.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Novo desafio após a redenção
Publicado por Guilherme Buso Julho 20 2010

Nenhum jogador que venceu o ouro olímpico em Pequim 2008 aceitou a convocação para o Mundial da Turquia.
NBAE/Getty Images
Eles são os donos do basquete. Em 17 Olimpíadas, os Estados Unidos venceram 13 medalhas de ouro. Ninguém nega a força norte-americana no esporte da bola laranja, no entanto, essa hegemonia chegou a ser dúvida por um pequeno período de tempo.

No Mundial de 2002, jogando em casa, em Indianápolis, os EUA ficaram com o sexto lugar enquanto o título foi para a Iugoslávia, que venceu a Argentina na final. Nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, mais uma frustração, a medalha de bronze. Ouro para os argentinos e prata para os italianos. Dois anos mais tarde, no Mundial do Japão de 2006, outra fraca campanha, derrota na semifinal para a Grécia (derrotada na decisão para a Espanha) e mais um terceiro lugar.

Essa sequência de fracassos realmente mexeu com os norte-americanos. Dez, doze países diferentes passaram a ter condições de disputar títulos nessa nova realidade mundial. Era hora de rever alguns conceitos e entender o porquê das derrotas nas competições internacionais. Desde 2005, a USA Basketball, entidade que comanda as seleções norte-americanas de basquete masculino e feminino iniciou um projeto para reestruturar a equipe principal dos Estados Unidos. O time precisaria de jogadores que tivessem o comprometimento com o país e estivesse realmente disposto a perder as férias da NBA para encarar o desafio contra o resto do mundo.

O resultado desse trabalho foi comprovado nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando um selecionado composto por estrelas como Kobe Bryant, Jason Kidd, LeBron James, Dwyane Wade, Carmelo Anthony, Dwight Howard e companhia venceu a medalha de ouro sobre a campeã mundial Espanha. Eles ficaram conhecidos como “Redeem Team” (Time da Redenção, em português), comparação ao “Dream Team” (Time dos Sonhos), que disputou a Olimpíada de Barcelona em 1992.

Dois anos se passaram e os EUA se preparam agora para o Mundial da Turquia, que será realizado entre os dias 28 de agosto e 12 de setembro. Porém, nenhum dos jogadores que se comprometeu com a Seleção em Pequim aceitou a convocação para disputar essa nova competição. O time norte-americano chega para a competição com um time jovem e, claro, talentoso, liderados por um dos maiores técnicos universitários da história, Mike Krzyzewski (Duke). Mas, será que esses atletas estão prontos para encarar o alto nível de competição internacional?

É isso que poderemos analisar a partir desta terça-feira, quando a equipe do Coach K entra em quadra em Las Vegas para iniciar os treinamentos. Foram 21 jogadores convocados para essa preparação. São eles: os armadores Chauncey Billups (Denver Nuggets), Stephen Curry (Golden State Warriors), Tyreke Evans (Sacramento Kings), Rajon Rondo (Boston Celtics), Derrick Rose (Chicago Bulls) e Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder); os alas Kevin Durant (Oklahoma City Thunder), Rudy Gay (Memphis Grizzlies), Eric Gordon (Los Angeles Clippers), Danny Granger (Indiana Pacers), Andre Iguodala (Philadelphia 76ers), OJ Mayo (Memphis Grizzlies), Jeff Green (Oklahoma City Thunder), Lamar Odom (Los Angeles Lakers) e Gerald Wallace (Charlotte Bobcats); e os pivôs Amaré Stoudemire (New York Knicks), David Lee (Golden State Warriors), Tyson Chandler (Dallas Mavericks), Brook Lopez (New Jersey Nets), Robin Lopez (Phoenix Suns), Kevin Love (Minnesota Timberwolves).

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Hora de brilhar
Publicado por Guilherme Buso Julho 15 2010

Com a saída de Bosh e Turkoglu, o brasileiro Leandrinho terá mais espaço no time para poder mostrar seu bom basquete na NBA.
NBAE/Getty Images
Após sete anos defendendo o Phoenix Suns, o ala brasileiro Leandrinho acertou sua transferência para o Toronto Raptors. O jogador foi trocado, juntamente com o pivô Dwayne Jones, pelo ala turco Hedo Turkoglu, que já havia dito no final da última temporada que não gostaria de permanecer na franquia do Canadá.

A ida para o Toronto será um grande desafio para Leandrinho, que não vinha tendo muitas oportunidades nos Suns. Na temporada 2009/2010, o brasileiro perdeu quase metade das partidas do último campeonato devido a uma lesão no punho direito e, quando voltou, teve médias de 9,5 pontos em apenas 17,9 minutos de tempo de quadra, números muito abaixo do que ele já produziu na NBA.

Desde a sua chegada ao Arizona, Leandrinho sempre teve um papel importante no elenco do Phoenix. Em 2007, o brasileiro teve o seu melhor desempenho na NBA, contribuindo com médias de 18 pontos e quatro assistências por jogo e, dessa forma, recebendo o título de Melhor Sexto Homem da temporada.

Leandrinho terá a oportunidade de brilhar mais em Toronto, já que seu novo time acabou de perder dois dos principais nomes da equipe para a próxima temporada. Além de Turkoglu, o pivô Chris Bosh acertou sua transferência para o Miami Heat, onde formará um trio com Dwyane Wade e o outro reforço LeBron James. Bosh foi responsável por médias de 24 pontos e 11 rebotes por partida no último campeonato.

Ao lado dos remanescentes Andrea Bargnani, Jarett Jack, DeMar DeRozan e Jose Calderon, Leandrinho poderá recuperar seu bom basquete na NBA e visar planos mais ousados para o futuro. O jogador pode deixar de ser mais um e tornar-se o principal pontuador desse time e, quem sabe até, ser o primeiro brasileiro a chegar ao All-Star Game.

A gente fica aqui torcendo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Splitter é dos Spurs
Publicado por Guilherme Buso Julho 12 2010

Splitter poderia estar na NBA desde 2007, mas resolveu voltar para a Europa, evoluir profissionalmente e voltar mais preparado. Sábia decisão.
NBAE/Getty Images
A diretoria pediu. Os jogadores ajudaram. E a torcida implorou. Toda a comunidade de San Antonio se movimentou para tentar convencer o pivô Tiago Splitter a defender os Spurs na próxima temporada. E deu certo. Nesta segunda-feira, a franquia anunciou a contratação do jogador para a alegria de todos.

A ida de Splitter para os Spurs aumenta a esperança dos torcedores texanos, mas principalmente, eleva a qualidade da disputa na próxima temporada da NBA. Depois da união de LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh em Miami, muitos davam como certo uma final entre o Heat e o atual campeão Los Angeles Lakers. Agora, o San Antonio também entra nessa lista de favoritos à decisão.

O respeitado trio Tim Duncan, Manu Ginobili e Tony Parker ganha um excelente reforço. Splitter, de 25 anos, foi eleito o melhor jogador da Liga ACB (Espanha) e ajudou seu time, o Caja Laboral, a conquistar o título do campeonato, com médias de 15,4 pontos e 7,1 rebotes por partida.

Seu desempenho na liga espanhola fez com que uma série de times o oferecessem propostas. Porém, Splitter nunca negou que seu objetivo no momento era de atuar na NBA.

O brasileiro já poderia estar na liga norte-americana desde 2007, quando foi escolhido na 28ª posição do Draft pelo próprio San Antonio Spurs. No entanto, Splitter achou melhor voltar à Europa para evoluir profissionalmente e voltar mais preparado.

Sábia decisão.

Splitter, Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão. Agora, o Brasil volta a ter quatro representantes na NBA. Parabéns ao basquete brasileiro e boa sorte a todos eles.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Iziane no All-Star
Publicado por Guilherme Buso Julho 7 2010

Iziane é a terceira brasileira a disputar um jogo das estrelas da WNBA. Janeth (2001) e Érika (2009) já representaram o Brasil no evento.
NBAE/Getty Images

Diferentemente do que é feito nos últimos anos em praticamente todas as modalidades esportivas, a WNBA resolveu inovar no All-Star Game desta temporada. A organização do evento montou uma equipe de estrelas da liga feminina para jogar contra a Seleção dos Estados Unidos, numa partida que será disputada neste sábado.

O Brasil estará representado nesse confronto pela ala do Atlanta Dream, Iziane. A brasileira é peça fundamental na equipe de Atlanta, que ocupa a liderança da conferência Leste nesta temporada da WNBA. A jogadora vem colaborando com médias de 17,1 pontos e 2,9 assistências por partida.

Junto com Iziane, o time das estrelas da WNBA conta também com Jayne Appel, Rebekkah Brunson, Becky Hammon, Katie Douglas, Lauren Jackson, Crystal Langhorne, Sancho Lyttle, Michelle Snow, Penny Taylor e Sophia Young. A seleção dos EUA terá Sue Bird, Swin Cash, Tamika Catchings, Sylvia Fowles, Tina Charles, Candice Dupree, Maya Moore, Angel McCoughtry, Renee Montgomery, Cappie Pondexter e Diana Taurasi. Os jogadores do selecionado norte-americano se preparam para o Mundial da República Tcheca, em setembro.

Falando nessa competição, os compromissos de Iziane com o Atlanta Dream ainda não permitiram que ela se apresentasse ao técnico da Seleção Brasiliera, o espanhol Carlos Colinas.

Essa é a terceira vez que uma atleta brasileira é convocada para o Jogo das Estrelas do campeonato feminino. A primeira vez que isso aconteceu foi em 2001, quando a ex-ala do Houston Comets, Janeth Arcain, recebeu mais de 70 mil votos dos torcedores e foi titular do time do Oeste. Nessa mesma temporada, Janeth venceu o título de jogadora que mais evolui na liga. Na segunda vez, em 2009, a pivô Érika, também do Atlanta Dream, participou do evento.

Contato do Guilherme Buso


domingo, 11 de julho de 2010

Dinastia em Miami?
Publicado por Luiz André Guazzelli Julho 8 2010

Atual presidente do Miami Heat e eleito um dos dez maiores técnicos da história da NBA, Pat Riley havia prometido formar uma nova dinastia agora em Miami. Com Wade, LeBron e Bosh a promessa tem tudo para virar realidade.
NBAE/Getty Images
Após muitas especulações, diversas informações desencontradas e grande suspense, LeBron James divulgou ao vivo, via ESPN, na noite desta quinta-feira seu futuro na NBA. O astro de 25 anos resolveu se juntar aos amigos Dwyane Wade e Chris Bosh no Miami Heat.

LeBron abriu mão de um contrato de 128 milhões de dólares com o Cleveland Cavaliers, e do status de Rei, para tentar realizar seu maior sonho: ser campeão da NBA. Para isso, LeBron aceitou ganhar menos e dividir as atenções com outras estrelas, dentre elas Dwyane Wade, ídolo máximo e “dono” da sua nova equipe.

Duas vezes MVP da NBA, o ala passou as últimas semanas se reunindo com diversas franquias da NBA, dentre elas Chicago Bulls e New York Knicks, mas acabou optando pela Flórida. “Decidi o que era melhor para mim. Claro que foi uma decisão bastante emocional e vou entender a frustração dos fãs em Cleveland. Mas, essa era a melhor oportunidade de ganhar agora e no futuro”, disse LeBron logo após anunciar sua decisão.

Com o sim de LeBron o Miami Heat se tornou o grande vencedor do período de transferências da NBA conquistando os três mais badalados Free Agents do mercado para alegria do presidente e ex-técnico da equipe, Pat Riley, que chegou a declarar logo após o término da temporada que não mediria esforços para alcançar seu grande objetivo de formar uma nova dinastia na NBA com sede em Miami.

Agora o time da Flórida corre atrás para liberar dinheiro em sua folha de pagamento para reforçar o banco de reservas. Para isso deve negociar o ala Michael Beasley em breve e assim utilizar o espaço na folha salarial para correr atrás de um pivô e talvez de um armador. Alguns jogadores mais experientes como o armador Jason Willians deverão reforçar o Heat sonhando com um título que agora parece iminente.

Independente do plantel, que claro terá muita importância para o sucesso do Miami nesta nova temporada, Dwyane Wade, LeBron James e Chris Bosh deverão fazer muito estrago na temporada 2010/2011 e lotar a American Airlines Arena todas as noites. Promessa de um supertime e muita alegria para os torcedores de Miami. É esperar para ver!

terça-feira, 6 de julho de 2010

NY Sai Na Frente
Publicado por Lucas Souza Sales Julho 7 2010

E o mistério continua. Onde LeBron James e Dwyane Wade atuarão nesta temporada? Façam suas apostas!.
NBAE/Getty Images
Talvez esta seja a temporada com o maior número de Free Agents de qualidade em toda a história da NBA. E a possibilidade de jogadores do quilate de LeBron James, Dwyane Wade, Chris Bosh, Amare Stoudemire, Carlos Boozer, dentre outros, mudarem de equipe tem deixado os torcedores enlouquecidos. Afinal que não quer ter um grande astro em sua equipe?

Com a liberação para negociações ocorrida no último dia 1º de julho algumas movimentações já começam a pipocar. E a primeira equipe a conquistar uma estrela foi o New York Knicks. A equipe da Big Apple acertou nesta segunda-feira um contrato de cinco temporadas com o ala/pivô Amare Stoudemire, ex-Phoenix Suns.

Precisando voltar aos tempos de glória, os Knicks pretendem com a aquisição de Amare chamar a atenção de outros Free Agents que possam reforçar a equipe. O grande objetivo é seduzir LeBron James ou Dwyane Wade, dois dos principais franchise players da Liga. O próprio Amare já confirmou que tem feito contatos para que estes e outros jogadores se unam a ele em NY.

Além disso, os Knicks tentam renovar com o pivô David Lee, grande destaque do time na última temporada, quando foi inclusive convocado para disputar seu primeiro All-Star Game. Lee chegou a declarar que dificilmente permaneceria em NY nesta temporada, mas a chegada de reforços poderá pesar em sua decisão final. Lee e Amare fariam sem dúvida alguma uma excelente dupla.

Mistério

Enquanto Amare já tem uma nova casa, permanece o mistério envolvendo os três grandes Free Agents do momento: LeBron, Wade e Bosh. Os três já se reuniram para trocar idéias sobre o futuro e já cogitaram a hipótese de jogarem juntos, Mas até agora, nenhuma novidade. Chicago Bulls e Miami Heat parecem ser os destinos mais prováveis dos jogadores. Muitos afirmam que o Bulls já teria, inclusive, um “pré-contrato” com LeBron e que Wade gostaria muito de defender os Bulls, afinal foi criado em Chicago. Entretanto, não seria uma surpresa se LeBron e Wade renovassem com suas atuais equipes.

Wade não esconde de ninguém que gosta de Miami e se sente totalmente respaldado pela diretoria do Heat. O ala/armador gostaria apenas que a equipe da Flórida se reforçasse para a nova temporada, o que poderia acontecer através das contratações de Chris Bosh e Carlos Boozer que já receberam propostas de Miami.

Já LeBron é praticamente um Deus em Cleveland e a contratação de Byron Scott como novo técnico dos Cavs poderia de alguma forma ajudar na manutenção do astro em Ohio.

Por falar em renovação, algumas estrelas praticamente já acertaram permanência em suas atuais equipes. Dirk Nowitzki deve continuar no Dallas Mavericks, Paul Pierce, no Boston Celtics e Carmelo Anthony no Denver Nuggets. Já o ala Joe Johnson renovou com o Atlanta Hawks por seis temporadas.

Mais novidades em breve...

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Está valendo!
Publicado por Lucas Souza Sales Julho 1 2010

Dirk Nowitzki, Amaré Stoudemire, Chris Bosh, Dwyane Wade e outras grandes estrelas da NBA estão na lista dos free agents para a próxima temporada.
NBAE/Getty Images
LeBron James, Dwyane Wade, Dirk Nowiztki, Chris Bosh, Joe Johnson, Amaré Stoudemire e muitos outros jogadores podem, finalmente, decidir onde jogarão a próxima temporada da NBA. Nesta quinta-feira, dia 1º de julho, a liga norte-americana liberou as negociações entre os free agents (jogadores com passe livre).

Este ano, é possível observar a melhor e mais talentosa lista de free agents da história da NBA. Dezenas de jogadores decisivos e importantes para suas respectivas franquias podem mudar de camisa da noite para o dia.

A principal estrela desse selecionado de jogadores é, sem dúvida, o ala do Cleveland Cavaliers, LeBron James. Após mais uma temporada frustrante em Ohio, King James deve trocar de cidade para tentar alcançar o tão sonhado título da NBA. Chicago Bulls, Miami Heat, New Jersey Nets e New York Knicks estão na briga pelo jogador, que deve vestir, a partir de agora, a camisa de número 6. Boa notícia para os Bulls, onde o número 23 já está eternizado, graças a Michael Jordan.

Miami Heat, que também tem o objetivo de ficar com James, não pode esquecer que seu principal astro, Dwyane Wade, é mais um na lista dos free agents. No entanto, alguns rumores indicam que o time da Flórida pode ter uma dupla formada pelos dois jogadores na próxima temporada.

Os Knicks e os Nets correm por fora para tentar ficar com LeBron. Esse sempre foi o sonho dos nova-iorquinos, que fariam de tudo para ficar com o ala. Em New Jersey, o desejo de reerguer a franquia é muito grande. O bilionário russo, Mikhail Prokhorov, acabou de comprar o time e tem como principal objetivo trazer o jogador.

A decisão do jogador, duas vezes MVP da NBA, pode transformar o cenário da NBA para a próxima década. Portanto, vale a pena acompanhar esse capítulo da carreira de LeBron James e da história da liga norte-americana.

Que comecem as negociações!