Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A maldição do Técnico do Ano
Publicado por Adriano Albuquerque Maio 25 2010

Aproveite enquanto pode, Scotty Brooks. Se o padrão dos últimos três anos se mantiver, você vai estar desempregado no ano que vem.
NBAE/Getty Images
Phil Jackson não estava brincando quando, há alguns anos, menosprezou ter sido esnobado na eleição para Técnico do Ano, dizendo que o prêmio era “amaldiçoado”. Com a demissão de Mike Brown pelo Cleveland Cavaliers na última segunda-feira (24 de maio), apenas um técnico premiado nos últimos 10 anos continua na mesma equipe, e somente dois foram campeões da NBA após serem laureados.

A tal maldição, aliás, dura desde 1998, quando Larry Bird, então treinador do Indiana Pacers, venceu o prêmio em sua primeira temporada no comando da equipe. Bird obteve sucesso com o Pacers em seus três anos no banco, levando o time a três finais de Conferência Leste consecutivas e uma final de NBA, mas desistiu da função após a temporada 1999-2000, passando a atuar como dirigente da franquia em 2003.

Desde Bird, a lista só tem um técnico que durou mais de três temporadas após receber o prêmio – justamente o único a conquistar um título com a mesma equipe em que foi laureado: Gregg Popovich, Técnico do Ano em 2002-03, temporada em que conquistou seu segundo campeonato à frente do San Antonio Spurs. Ele seria campeão com o Alvinegro texano mais duas vezes, em 2005 e 2007.

Fora Pop, apenas Larry Brown, premiado em 2000-01 pelo seu trabalho com o Philadelphia 76ers, foi campeão após receber a honraria, mas não com o time da Filadélfia. Ele trocou o Sixers pelo Detroit Pistons dois anos depois e conquistou o título em sua primeira temporada na nova equipe, em 2003-04. Mas nem ele escapou da maldição: dois anos depois, se mudou para o New York Knicks, realizando o sonho de treinar o time de sua cidade-natal, e acabou demitido após fazer uma péssima temporada.

De resto, somente Mike D’Antoni, melhor técnico em 2004-05 com o Phoenix Suns, não terminou demitido, embora isso seja questão de semântica, já que o Suns lhe deixou “à vontade para procurar outro emprego” em 2008, e D’Antoni acabou aceitando oferta para treinar o Knicks naquele ano. Desde 2006, todos os vencedores do prêmio foram demitidos no máximo dois anos após receberem a honra: Avery Johnson (prêmio em 2006, rua em 2008), Sam Mitchell (prêmio em 2007, rua em 2008), Byron Scott (prêmio em 2008, rua em 2009) e Mike Brown (prêmio em 2009, rua em 2010).

Talvez não haja nenhuma maldição, e a culpa seja dos eleitores do prêmio, que deveriam olhar melhor esse “currículo” e repensar em seus critérios. Jerry Sloan, Stan Van Gundy, Nate McMillan e Rick Adelman estão entre os candidatos que provavelmente foram injustiçados nessa eleição nos últimos anos, e todos eles ainda estão empregados e fazendo trabalhos consistentes em suas equipes. De uma forma ou de outra, o premiado deste ano, Scotty Brooks, que fique de olhos abertos. Seu emprego no Oklahoma City Thunder pode não durar muito...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ainda Respirando
Publicado por Luiz André Guazzelli Maio 24 2010

O ala Paul Pierce do Boston Celtics já considera a série contra o Orlando Magic ganha. Após declarar que sua equipe iria varrer a adversária, o ala agora garante que sua equipe será campeã da NBA contra o Los Angeles Lakers. É esperar para ver.
NBAE/Getty Images

Ainda respirando
Após duas derrotas fáceis o Phoenix Suns provou estar vivo na disputa pelo título da Conferência Oeste da NBA. A equipe do Arizona mostrou reação após sofrer duas derrotas fáceis e diminuiu a vantagem na série melhor de sete, disputada contra o Los Angeles Lakers com uma convincente vitória em casa por 118 a 109 neste domingo.

O triunfo veio graças à grande atuação do ala/pivô Amare Stoudemire, cestinha e destaque da partida, que anotou 42 pontos e 11 rebotes em 42 minutos em quadra. Pelo lado dos Lakers, Kobe Bryant foi mais uma vez o principal jogador com 36 pontos, 11 assistências e nove rebotes.

Como tem sido frequente nesta série os ataques foram muito mais eficientes que as defesas, porém desta o Lakers não soube parar o ala/pivô Amare Stoudemire que acabou desequilibrando a partida e dominando o garrafão.

Lamar Odon e Andrew Bynum estiveram muito aquém das expectativas facilitando o trabalho dos Suns embaixo da cesta. Esse fator ficou ainda mais comprovado através da boa partida do pivô Robin Lopes que marcou 20 pontos. Steve Nash se destacou fazendo 15 assistências e 17 pontos. Já o brasileiro Leandrinho não foi bem a marcou apenas dois pontos em lances livres, permanecendo em quadra por 12 minutos.

A próxima partida da série será, na próxima terça-feira, também na US Airways Center em Phoenix.

Leste
Pelo lado Leste o passeio continua. O Boston mais uma vez não tomou conhecimento do Orlando, vice-campeão da NBA, e abriu três a zero na série e tem tudo para “varrer” o adversário já nesta segunda-feira. A equipe do quarteto Rajon Rondo, Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett tem melhorado a cada partida e dificilmente perderá a vaga. O Orlando, por sua vez, depois de ter chegado à final de conferência invicto não tem apresentado um bom basquetebol. Seus principais jogadores têm falhado bastante nos momentos decisivos e a equipe tem sido completamente dominada pela experiente equipe do Boston.

sábado, 22 de maio de 2010

Não culpe o sistema
Publicado por Adriano Albuquerque Maio 21 2010

O Phoenix Suns chegou a três finais de conferência em seis anos. E ainda dizem que o seu sistema não funciona nos playoffs...
NBAE/Getty Images
Por favor, pare-me se você já ouviu ou leu alguém dizendo a seguinte frase: “O estilo do Phoenix Suns não funciona nos playoffs”. Se o Los Angeles Lakers confirmar sua vitória na série final da Conferência Oeste, você com certeza ouvirá essa frase novamente, repetida por inúmeros comentaristas.

Não se deixe enganar por esses caras que precisam de frases de efeito e comentários rápidos para explicar o que acontece na NBA, não importa se são algumas das maiores lendas da história do basquete ou se são simples fãs. O “fracasso” do Suns em alcançar uma final da liga não se resume a um simples defeito do sistema de jogo.

Quem diz que o sistema do Suns não funciona nos playoffs precisa conferir os fatos. Desde 2005, Phoenix disputou 11 séries de playoff (sem contar com o atual confronto com o Lakers) e venceu sete delas, um aproveitamento superior a 63%. Em seis anos, a equipe chegou às finais de conferência três vezes. Compare com o Utah Jazz, que tem um estilo que todos julgam “pronto para os playoffs”, com ritmo de jogo cadenciado e muito “corpo-a-corpo”, e também depende de uma grande parceria de seu armador com seu ala-pivô: desde 2005, Utah esteve em oito séries de playoffs, venceu metade e esteve nas finais de conferência apenas uma vez.

Não é o sistema de jogo que torna um time melhor ou pior sucedido nos playoffs. São os jogadores, são os treinadores, são as circunstâncias. Se Phoenix não chegou a uma final da NBA até aqui, é porque faltou competência – para defender, para segurar uma vantagem, para tirar o melhor dos jogadores – e porque faltou sorte – jogadores-chave se lesionaram, ou suspensões bobas prejudicaram, ou simplesmente, havia outro time muito melhor no caminho.

Se chegarmos em junho sem o Phoenix Suns na disputa do título, esses serão os motivos. Do outro lado, simplesmente há um time do Los Angeles Lakers bom demais, com muitas opções de qualidade. O Suns tem azar que o jogador que poderia fazer alguma diferença na defesa aos pivôs do Lakers, Robin Lopez, está sem ritmo nenhum de jogo. O técnico Alvin Gentry foi incompetente em manejar suas peças no último quarto do jogo 2, quando Phoenix havia empatado ao final do terceiro quarto e podia roubar a vantagem no mando de quadra.

Mas por favor, não digam que é o sistema. Afinal, se Pau Gasol, Lamar Odom e Kobe Bryant estivessem do outro lado, jogando no sistema do Suns, você acha que eles não seriam favoritos também? Ou se Phoenix tivesse um banco melhor, não seria capaz de competir de igual para igual com o Lakers? Aliás, basta olhar para o próprio Lakers, que nos anos 80, foi pentacampeão da NBA jogando que nem o Suns, com um jogo vistoso, ofensivo e dinâmico, com a diferença que, em seu elenco, contava com jogadores lendários como Magic Johnson, James Worthy, Kareem Abdul-Jabbar e Bob McAdoo, além de craques como Byron Scott, Michael Cooper, AC Green, Kurt Rambis e Mychal Thompson.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

E quem apostava no Boston?
Publicado por Guilherme Buso Maio 18 2010

Além do trio Garnett, Allen e Pierce, Rajon Rondo vem sendo o principal nome dos Celtics nos playoffs.
NBAE/Getty Images
No começo da temporada, muitos diziam que o Boston Celtics era um time veterano e que a época deles já havia passado. Eles não estavam totalmente errados. Os Celtics são, sim, uma equipe cheia de jogadores bastante experientes. Os pivôs Kevin Garnett e Rasheed Wallace e o ala Michael Finley estão na NBA há 14 temporadas. O ala Ray Allen tem mais 13 campeonatos na bagagem e Paul Pierce outros 11. Fora que a média de idade do elenco alviverde de Massachussets é de cerca de 31 anos.

O que a maioria das pessoas errou foi em afirmar que a época deles já havia passado.

Os Celtics classificaram para os playoffs com a quarta melhor campanha da Conferência Leste. Nada demais. Nas oitavas de final, passaram com facilidade pelo Miami Heat (4 a 1). Mas, na fase seguinte, surpreenderam o mundo ao vencer em seis jogos a série diante do time com melhor campanha na temporada regular, o único e inigualável Cleveland Cavaliers, do astro LeBron James.

O time de Boston deu uma aula de experiência e de como crescer em momentos decisivos. Coletivamente, os Celtics sabem controlar a posse de bola ofensivamente e seguram os adversários na defesa a apenas 90 pontos por jogo. O trio estrelado formado por Garnett, Allen e Pierce continuam sendo importantes para o sucesso da equipe, porém, nesta temporada, o grande diferencial vem sendo o armador Rajon Rondo.

O talentoso jogador, formado pela Universidade de Kentucky, é o terror das defesas adversárias. Rondo está com médias de 17,2 pontos e 10 assistências por partida (recorde da carreira). Além disso, vem sendo peça fundamental na parte defensiva, recuperando duas bolas e seis rebotes por jogo.

Com esse desempenho é bem provável que teremos novamente a final mais tradicional da NBA, Boston Celtics e Los Angeles Lakers. Foram simplesmente dez decisões na história da Liga, mais uma que foi disputada entre os Celtics e o Minneapolis Lakers, antes da franquia partir para a Califórnia.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Tudo ou Nada
Publicado por Luiz André Guazzelli Maio 12 2010

O trio de astros Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett tem sido decisivo para a liderança do Boston na série até agora. Além disso, o armador Rajon Rondo tem feito sua melhor temporada na NBA. Sua média contra os Cavs é de 20,6 pontos, 11,8 assistências e 7 rebotes por partida.
NBAE/Getty Images
Depois de sete partidas, o Atlanta finalmente conseguiu passar pelo aguerrido e desfalcado time do Milwaukee Bucks e garantir a última vaga para a próxima fase dos playoffs.

O que poucos acreditavam pode se tornar realidade nesta quinta-feira. A melhor equipe do campeonato, super favorita ao título da NBA e que tem o melhor jogador da liga pode se despedir dos playoffs mais cedo.

Perdendo a série semifinal para o Boston Celtics por 3x2, o Cleveland Cavaliers, do MVP LeBron James, precisa da vitória na arena do Boston para seguir vivo na competição.

Para aumentar ainda mais o drama da equipe do brasileiro Anderson Varejão, essa poderá ser a última partida de LeBron com a camisa dos Cavs, já que uma eliminação precoce deverá ser decisiva para que o astro resolva mudar de ares na próxima temporada.

Apesar do favoritismo dos Cavs o fator casa dessa vez tem desequilibrado contra a equipe. Se na temporada passada jogar em casa era praticamente um sinal de vitória, no atual confronto contra o Boston tem ocorrido o contrário. Das três partidas disputadas nesta série na Quicken Loans Arena o Cleveland venceu apenas uma. Sendo que na última realizada na terça-feira, o Cleveland foi humilhado pelo Boston por 120 a 88, com LeBron anotando apenas 15 pontos.

Vale lembrar ainda que antes dos playoffs as duas equipes haviam se enfrentado cinco vezes, com três vitórias para os Celtics (uma na Pré-temporada) e duas para os Cavs. Além disso, a rivalidade foi aflorada no último encontro entre as equipes quando após uma partida bastante tensa com seis faltas técnicas, expulsão do treinador Mike Brown dos Cavs e vitória do Boston, LeBron declarou que as duas equipes se odiavam.

Ódios à parte, a chance da veterana equipe do Boston causar uma incrível surpresa nesses playoffs é enorme, principalmente se mais uma vez os jogadores do Cleveland deixarem toda a responsabilidade nas costas de LeBron e não contribuírem com a equipe de forma mais efetiva.

O Orlando Magic, ainda invicto nos playoffs e totalmente descansado, assiste de camarote à batalha, esperando seu adversário na grande final da Conferência Leste.

Conferência Oeste
Após varrerem seus adversários, Los Angeles Lakers e Phoenix Suns terão um bom descanso até a primeira partida da final da Conferência Oeste que foi confirmada para a próxima segunda-feira em Los Angeles.
Se cuida Cavs!
Publicado por Guilherme Buso Maio 07 2010

O Phoenix Suns fez seu dever de casa, mas precisa ficar atento com o San Antonio Spurs, time que adora momentos decisivos.
NBAE/Getty Images

Dono da melhor campanha da temporada regular da NBA e time do MVP do campeonato LeBron James. Tudo levava a crer que ninguém conseguiria parar o Cleveland Cavaliers nos playoffs da Conferência Leste. Mas, não é o que está acontecendo.

Enquanto o Orlando Magic passeia pelos adversários de um lado da tabela, os Cavs encontram muita dificuldade do outro. King James e companhia já haviam perdido um jogo para o inferior Chicago Bulls na primeira rodada dos playoffs e, agora, foram derrotados pelo experiente Boston Celtics na primeira partida da série semifinal da Conferência Leste.

Com a disputa empatada em 1 a 1, os Cavs precisam ficar atentos nos dois próximos jogos em Boston, pois os Celtics podem até parecer ser um time que já não tem condições de encarar os grandes nesta temporada, mas não dá para esquecer que na equipe estão três dos principais astros da NBA: Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. Sem contar que quem realmente está chamando a responsabilidade na atual circunstância é o armador Rajon Rondo, responsável por médias de 20 pontos e nada menos que 15 assistências por partida nessa série.

Se cuida Cavs! A revanche diante do Magic só poderá acontecer se vocês passarem pelos Celtics.

No Lado Oeste
O Los Angeles Lakers vem confirmando o favoritismo diante do Utah Jazz e não poderia ser diferente. O Jazz fez um favor aos Lakers eliminando o Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs. Tudo indica que Kobe Bryant e seus companheiros devam chegar as finais da Conferência Oeste em cinco ou seis jogos.

O Phoenix Suns também mostrou que não é nenhuma surpresa nessa semifinal e fez o dever de casa diante do San Antonio Spurs. Agora, do mesmo jeito que os Cavs têm que tomar cuidado com os Celtics, o time do brasileiro Leandrinho precisa ficar atento com os Spurs. Se existe um time que se supera em decisões é o San Antonio. Claro, na NBA. Porque aqui no Brasil, tem um outro que se chama Franca. Que time difícil de bater!

Contato do Guilherme Buso

Tragam suas vassouras
Publicado por Adriano Albuquerque Maio 10 2010

"Los Suns" limparam o chão com os Spurs, que cada vez mais parecem precisar de novo brilho
NBAE/Getty Images
"Diga aonde você vai, que eu vou varrendo!" Leandrinho Barbosa e o Phoenix Suns devem estar cantando isso em alto e bom som nos vestiários do At&t Center neste domingo (9 de maio). E não são só eles. Em todo o lugar que você olha nas finais de conferência, tem alguém sendo varrido pra fora dos playoffs da NBA.

O Orlando Magic não está só varrendo, está fazendo uma faxina geral no Atlanta Hawks. Dwight Howard é o responsável pela limpeza da tábua. Vince Carter e Rashard Lewis lustram o chão. Depois dessa, restará pedra sobre pedra em Atlanta? Joe Johnson já pensa em lavar suas mãos no Rio Hudson.

Na Costa Oeste, o Lakers tem muita poeira e detritos pelo caminho, mas aos poucos vai clareando a trilha ao bicampeonato. Kobe Bryant tem uma vassoura resistente aos piores ambientes, e ainda a companhia de Pau Gasol para mover os obstáculos no caminho da cesta. O Utah Jazz, mais uma vez, joga no lixo uma oportunidade de lavar a alma. Carlos Boozer deve partir e catar pedras em outro lugar.

O único lugar em que as vassouras ficaram guardadas foi no Nordeste americano, onde Cavs e Celtics bagunçam um ao outro até que um deles seja forçado a arrumar a casa. O outro vai ter que dar um jeito, porque pela frente, terá três times de apresentação impecável.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Se cuida Cavs!

O Phoenix Suns fez seu dever de casa, mas precisa ficar atento com o San Antonio Spurs, time que adora momentos decisivos.
NBAE/Getty Images
Dono da melhor campanha da temporada regular da NBA e time do MVP do campeonato LeBron James. Tudo levava a crer que ninguém conseguiria parar o Cleveland Cavaliers nos playoffs da Conferência Leste. Mas, não é o que está acontecendo.

Enquanto o Orlando Magic passeia pelos adversários de um lado da tabela, os Cavs encontram muita dificuldade do outro. King James e companhia já haviam perdido um jogo para o inferior Chicago Bulls na primeira rodada dos playoffs e, agora, foram derrotados pelo experiente Boston Celtics na primeira partida da série semifinal da Conferência Leste.

Com a disputa empatada em 1 a 1, os Cavs precisam ficar atentos nos dois próximos jogos em Boston, pois os Celtics podem até parecer ser um time que já não tem condições de encarar os grandes nesta temporada, mas não dá para esquecer que na equipe estão três dos principais astros da NBA: Kevin Garnett, Paul Pierce e Ray Allen. Sem contar que quem realmente está chamando a responsabilidade na atual circunstância é o armador Rajon Rondo, responsável por médias de 20 pontos e nada menos que 15 assistências por partida nessa série.

Se cuida Cavs! A revanche diante do Magic só poderá acontecer se vocês passarem pelos Celtics.

No Lado Oeste
O Los Angeles Lakers vem confirmando o favoritismo diante do Utah Jazz e não poderia ser diferente. O Jazz fez um favor aos Lakers eliminando o Denver Nuggets na primeira rodada dos playoffs. Tudo indica que Kobe Bryant e seus companheiros devam chegar as finais da Conferência Oeste em cinco ou seis jogos.

O Phoenix Suns também mostrou que não é nenhuma surpresa nessa semifinal e fez o dever de casa diante do San Antonio Spurs. Agora, do mesmo jeito que os Cavs têm que tomar cuidado com os Celtics, o time do brasileiro Leandrinho precisa ficar atento com os Spurs. Se existe um time que se supera em decisões é o San Antonio. Claro, na NBA. Porque aqui no Brasil, tem um outro que se chama Franca. Que time difícil de bater!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Atlanta Garante A Última Vaga

Pelo segundo ano seguido o astro LeBron James do Cleveland Cavaliers foi eleito o melhor jogador da temporada regular da NBA. LeBron recebeu 116 dos 123 votos possíveis, deixando Kevin Durant do Oklahoma na segunda colocação.
NBAE/Getty Images
Depois de sete partidas, o Atlanta finalmente conseguiu passar pelo aguerrido e desfalcado time do Milwaukee Bucks e garantir a última vaga para a próxima fase dos playoffs.

A equipe do melhor sexto jogador da NBA, Jamal Crawford, enfrentará agora o atual campeão da Conferência Leste e vice-campeão da Liga, o Orlando Magic, única equipe a “varrer” seu adversário (Charlotte Bobcats) na primeira rodada dos Playoffs. Mais descansado, o Orlando é franco favorito neste confronto.

Na outra semifinal da conferência, o Cleveland Cavaliers, melhor equipe da temporada regular, que bateu o Chicago Bulls por 4x1, enfrenta o experiente time do Boston Celtics, que por sua vez eliminou o Miami Heat também por 4x1. Esta série promete ser bastante nervosa. Vale lembrar que no começo de abril, LeBron James afirmou que sua equipe não gostava do Boston e vice-versa. A declaração ocorreu após derrota dos Cavs frente aos Celtics em uma partida que teve seis faltas técnicas e ainda a expulsão de Mike Brown, treinador dos Cavs.

Apesar do favoritismo do Cleveland, a equipe do brasileiro Anderson Varejão leva desvantagem nesta temporada. Foram cinco encontros, com três vitórias para o Boston (uma válida pela Pré-Temporada) e duas para o Cleveland.

Pela Conferência Oeste, a surpresa ficou por conta das eliminações de Dallas Mavericks e Denver Nuggets. O Dallas, segunda melhor equipe da Conferência, foi derrotado pelo San Antonio Spurs por 4x2. A equipe dos veteranos Tony Parker, Manu Ginobili e Tim Duncan terá pela frente o Phoenix Suns do brasileiro Leandrinho, que eliminou o Portland Trail Blazers também por 4x2. De 2002 para cá os Spurs já eliminaram os Suns dos Playoffs por três vezes. Será que a história se repetirá mais uma vez?

O Denver Nuggets do brasileiro Nenê tentava repetir a temporada passada quando disputou a final da Conferência contra o Los Angeles Lakers. Mas, dessa vez os Nuggets tiveram pela frente Deron Williams e Carlos Boozer que desequilibraram a série a favor do Utah Jazz. Mesmo desfalcada de jogadores importantes como Andrei Kirilenko e Mehmet Okur, o Utah mostrou força e bateu a equipe do Colorado por 4x2.

O Utah medirá forças na semifinal com o todo poderoso Los Angeles Lakers, atual campeão da NBA, que teve muitas dificuldades para passar pelo novato Oklahoma City Thunder por 4x2. A série entre o primeiro e oitavo colocados do Oeste quase foi para a sétima e decisiva partida, porém uma cesta de Pau Gasol a 0,5 segundos do final da partida garantiu a virada e a vitória dos Lakers fora de casa. A equipe de Kobe Bryant é favorita no confronto, mas deverá ter trabalho, afinal o armador Deron Williams, do Utah, vive grande fase.

Atualizando
Duas partidas deram início à fase de Playoffs válida pela semifinal de Conferência. No último sábado o Cleveland jogando em casa bateu o Boston por 101 a 93. Eleito pelo segundo ano consecutivo como MVP da temporada regular, LeBron James foi o destaque da partida anotando 32 pontos. Já no Domingo foi a vez de Los Angeles Lakers e Utah Jazz medirem forças pelo Oeste. Com grandes atuações de Kobe Bryant e Pau Gasol os atuais campeões da liga saíram na frente na série com uma difícil vitória em casa por 104 a 99.