Páginas

Powered By Blogger

sábado, 27 de março de 2010

0326_lbjkd-poll.jpg

Quem vai ganhar o título de pontuação deste ano?
  • LeBron James
Maior evento da história
Publicado por Guilherme Buso Fevereiro 14 2010

Dwyane Wade foi o MVP do All-Star Game 2010, o maior de todos os tempos
NBAE/Getty Images
Criar expectativa com alguma coisa, geralmente, não é algo bom de se fazer. Muitas vezes nos frustramos com um evento, pois esperávamos mais do que ele realmente poderia ser. Isso é normal.

Quando soube que teria a oportunidade de ir até Dallas para acompanhar o All-Star Game da NBA, logo criei milhões de expectativas. Minha cabeça fervilhou por quase um mês, tentando imaginar como seria, quem estaria nas equipes Leste e Oeste, quais seriam os participantes dos Torneios de 3 Pontos e Enterradas, entre outras coisas.

O fato de poder estar no Jogo das Estrelas mais importante do mundo dos esportes já me deixava extremamente entusiasmado. Mas, sabe como são as coisas. Ficar pensando demais antes do tempo, pode ser decepcionante no final de tudo.

Porém, a NBA não chegou a permitir que eu pensasse em me decepcionar com alguma coisa. O All-Star Game de 2010, em Dallas, foi o mais grandioso de todos os tempos.

Neste domingo, o estádio do Dallas Cowboys recebeu um público recorde de um jogo de basquete: 108.713 pessoas. E mesmo se isso não acontecesse, a NBA foi capaz de organizar um evento perfeito, com a presença de todos os principais jogadores da liga (menos Allen Iverson), celebridades de todas as áreas, shows com os superstars Usher, Alicia Keys e Shakira, promoções muito criativas com brindes de seus patrocinadores em cada intervalo do jogo.

A partida também foi bastante atrativa. O time da Conferência Leste, com jogadores mais jovens, abusou da força física e do "talento aéreo" de seus jogadores. LeBron James, Dwyane Wade, Dwight Howard e Chris Bosh foram os destaques. Já a equipe Oeste, com atletas mais experientes, fez uma partida mais consciente, apostando mais nos arremessos de fora. Dirk Nowitzki, apoiado pela torcida da casa, e Carmelo Anthony foram os grandes nomes desse time.

No início do jogo parecia que o Leste venceria com facilidade, mas o Oeste se manteve encostado no placar o tempo todo. Nos minutos finais, o Leste vencia por 141 a 139, e o Oeste teve a chance de vencer ou levar para a prorrogação. Bola para quem? Carmelo Anthony, que conseguiu fazer o arremesso, mas não acertou. A vitória do Leste, naturalmente, deu a Dwyane Wade(28 pontos, 11 assistências e cinco roubos de bola), o merecido título de MVP.

O All-Star Game de 2010 superou, com certeza, as expectativas de todos os presentes no Cowboys Stadium. Isso é um problema apenas para Los Angeles, sede do evento em 2011. Enquanto isso, basta somente começar a imaginar como será no ano que vem.

Só ele pode salvar

Só ele pode salvar
Publicado por Guilherme Buso Março 10 2010

O Charlotte Bobcats nunca classificou para os playoffs nem teve uma temporada acima dos 50% de aproveitamento. Isso pode mudar este ano.
NBAE/Getty Images
Um ídolo pode ser reverenciado pelos seus fãs de diversas maneiras. No Brasil, o maior jogador de futebol todos os tempos, Pelé, é considerado “O Rei”. Na Argentina, eles são um pouco mais exagerados e chamam Maradona de Deus.

No basquete, o principal nome da história da modalidade foi Michael Jordan e, não sei porque, ele nunca foi elevado a um grau supremo como os outros ídolos. Jordan sempre foi Jordan. Até LeBron James já tem seu apelido de “The Chosen One” (O Escolhido), mas MJ sempre foi MJ. No máximo, o chamavam de “Air Jordan” ou “Mr. Airness”, mas todos esses nomes eram relacionados ao estilo de jogo aéreo, de muitas enterradas, que ele tinha e não pelo que ele representou na história do esporte.

Agora, se Jordan nunca foi reverenciado dessa maneira divina, essa hora pode chegar fora dela. O ex-jogador acabou de comprar a franquia do Charlotte Bobcats, uma das piores da NBA, e terá que fazer milagre para conseguir reerguê-la.

Em cinco temporadas, os Bobcats nunca chegaram perto dos playoffs e têm um aproveitamento de apenas 35,1% (144 vitórias e 266 derrotas) em todos os jogos que disputou na NBA. O time de Charlotte nunca conseguiu terminar uma temporada acima dos 50%. Além disso, segundo as especulações, a franquia tem dívidas de cerca de 150 milhões de dólares.

O novo time de Jordan faz uma campanha decente nesta temporada. No momento, a equipe de Charlotte, liderada pelo All-Star Gerald Wallace, está com 50% de aproveitamento. Felizmente, isso é suficiente para classificar para os playoffs na Conferência Leste.

Agora, o que é mais curioso de tudo isso é que se os Bobcats conseguirem se classificar para os playoffs, eles, provavelmente, vão eliminar o Chicago Bulls do páreo, franquia que deve muito a Michael Jordan.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Reação Necessária
Publicado por Luiz André Guazzelli Dezembro 28 2009

Contratado para ser o parceiro ideal para o astro LeBron James, o superpivô Shaquille O'Neal tem tido atuações apenas regulares. Com pouco mais de 10 pontos e 7 rebotes por partida Shaq tem tido as menores médias de sua carreira. A torcida dos Cavs espera que com o decorrer dos jogos e principalmente nos playoffs o ex-MVP volte a ser decisivo e ajude a equipe a conquistar o sonhado título da NBA
NBAE/Getty Images
Depois de um começo de temporada bastante aquém das expectativas o Cleveland Cavaliers começa a se recuperar e ameaçar a liderança do Boston Celtics na Conferência Leste.

A chegada de Shaquille O'Neal nos Cavs animou a equipe e recuperou a confiança dos torcedores que davam como certo o título da temporada passada da NBA e viram este sonho ser frustrado por Dwight Howard e o Orlando Magic. No entanto, o começo do campeonato não foi nada bom para LeBron e Cia. Muitas derrotas, inclusive em casa, fato inusitado para uma equipe que pouco perdeu em seus domínios na última temporada.

Além disso, a dupla Shaq / LeBron pouco brilhou no início e os velhos problemas relacionados ao fraco banco de reservas voltaram a aparecer. Porém de algumas semanas para cá a equipe mostrou sinais claros de recuperação. LeBron manteve seu alto padrão de jogo e acabou ganhando uma contribuição mais do que necessária do armador Mo Willians que passou a dividir as atenções e anotar muitos pontos.

A comprovação da boa fase veio na noite de Natal, quando os Cavs foram até Los Angeles e venceram os atuais campeões da NBA, Los Angeles Lakers, por 102x87, quebrando uma série de 11 vitórias seguidas dos californianos. Foi uma vitória bastante convincente, afinal o Cleveland desde o início da partida anulou as principais jogadas dos Lakers, graças a uma forte e eficiente marcação, dominou o garrafão e não deu chances ao adversário.

Já são 9 vitórias nas últimas 10 partidas. Com 24 vitórias e 8 derrotas o Cleveland tem apenas 2 derrotas a mais do que o Boston Celtics que lidera a Conferência Leste. Definitivamente LeBron e Cia resolveram acordar no campeonato e colocar pressão nos adversários. A confiança voltou e os Cavs passam novamente a sonhar com o ainda bastante distante título da NBA. Alguém duvida?
Brasileiros em momentos distintos na NBA
Publicado por Luiz André Guazzelli Janeiro 30 2010

Leandrinho tem tido nesta temporada o pior aproveitamento da carreira – 42,2% nos chutes de dois e 33% nos de longa distância. Além disso, tem permanecido pouco mais de 19 minutos em quadra. Tempo relativamente baixo para quem chegou a jogar 32 minutos em 2006-2007 e 25 na temporada passada.
NBAE/Getty Images
Chegando perto do tão esperado All Star Game podemos fazer uma pequena análise de como andam os brasileiros nesta temporada 2009/2010.

Definitivamente o atual momento é distinto, os pivôs estão muito bem obrigado, mas nosso armador tem enfrentado muitas dificuldades.

Nenê, o único brasileiro titular de sua equipe, tem feito grande atuações pelo Denver Nuggets e mantido uma excelente regularidade. Suas médias tem sido praticamente as mesmas da temporada passada, sua melhor na NBA, com 14,3 pontos e 8,2 rebotes por partida. Em algumas partidas o pivô brasileiro tem sido decisivo, como na recente vitória frente ao Houston Rockets quando anotou 18 pontos.

Graças a Nenê e companhia o Denver vem de oito vitórias consecutivas e segue na segunda colocação da Conferência Oeste com 31 vitórias e 14 derrotas, atrás apenas do atual campeão e superfavorito ao título, Los Angeles Lakers. É inquestionável sua importância para o time. A cada dia Nenê ganha status de um dos melhores pivôs da liga.

Nosso outro pivô, Anderson Varejão, também tem sido peça chave na rotação do Cleveland Cavaliers. Varejão esteja fazendo talvez sua melhor temporada na NBA, com médias de 8,3 pontos e 8,1 rebotes por partida. Além disso, tem recebido elogios constantes de LeBron James que considera o brasileiro como essencial para o sucesso da equipe. Não é por menos afinal o brasileiro foi, por exemplo, grande responsável pela vitória dos Cavs contra o Los Angeles Lakers no último encontro entre as equipes, anotando 7 de seus 11 pontos no quarto decisivo.

Após um começo não muito bom, os Cavs vêm melhorando jogo a jogo e já possuem certa folga na liderança da Conferência Leste com 36 vitórias e 11 derrotas, 7 vitórias a mais que o vice-líder Boston Celtics.

Já o armador Leandrinho do Phoenix Suns tem tido poucos motivos para sorrir nesta temporada. Sua equipe não vem bem e já vê alguns riscos em sua classificação para os playoffs.

A chegada do cestinha Jason Richardson acabou relevando Leandrinho a um segundo plano na equipe. Com isso, o armador tem tido seus minutos em quadra reduzidos e contribuído pouco com a equipe. Seus números caíram bastante. Hoje ele tem pouco mais de 10 pontos por partida de média. O que assusta é que esses números têm caído ano a ano. No ano passado anotava 14. Na temporada 2007-2008 sua média chegava a 15,6 e no período de 2006-2007 passava dos 18 pontos por partida.

Para piorar uma séria contusão deve agravar ainda mais a situação do brasileiro. Leandrinho se submeteu a uma cirurgia para retirada de um cisto na mão e deverá ficar de fora por pelo menos 6 semanas.

Fica nossa torcida pela recuperação de Leandrinho e pela manutenção das boas atuações de Nenê e Varejão. O basquetebol brasileiro agradece!
Fim da Aposentadoria
Publicado por Luiz André Guazzelli Dezembro 7 2009

Allen Iverson retorna para a equipe onde foi ídolo e ainda é o maior cestinha da história da franquia. Foi nos Sixers que o armador viveu sua melhor fase, sendo vice-campeão da NBA e eleito MVP na temporada 2000/2001
NBAE/Getty Images
Allen Iverson está de volta ao Philadelphia 76ers. O veterano armador desistiu da aposentadoria anunciada na semana passada e resolveu voltar para a equipe onde surgiu para a NBA, onde foi ídolo, MVP e vice-campeão da NBA.

Se a idéia é boa ou não, não podemos saber, fato é que sua contratação já começa a dar novo ânimo à combalida equipe dos Sixers, que vem de oito derrotas consecutivas e uma campanha desastrosa até o momento. A venda de ingressos já aumentou substancialmente e a outrora consagrada camisa número 3 dos Sixers volta a vender como água.

Parece improvável que o Iverson de anos atrás venha a superar a má imagem estabelecida nos últimos anos, afinal as passagens por Denver, Detroit e Memphis foram no mínimo frustrantes.

Se em Denver suas atuações até foram boas, mas os resultados foram péssimos, em Detroit sua imagem se desgastou bastante e toda culpa pelo fracasso na temporada passada recaiu sobre seus ombros. Definitivamente os torcedores dos Pistons não aceitaram o armador. A fama de encrenqueiro e individualista também contribuiu para o inferno astral do ex-MVP.

Atuar em uma equipe sem grandes responsabilidades e com um elenco jovem e em formação poderia ser tudo aquilo que Iverson precisaria para recuperar pelo menos a vontade de jogar e liderar positivamente. Por isso, o Memphis parecia o destino ideal ao atleta, mas os poucos minutos em quadra revoltaram o jogador que se decidiu pela aposentadoria, agora renunciada.

Se reviver o sucesso que fez de "The Answer" o maior cestinha da história da franquia com 28,1 pontos de média por partida é exigir demais, podemos apenas torcer para que Iverson e Sixers entrem nos eixos e possam brindar os torcedores com boas atuações, pelo menos até chegar a nova e verdadeira aposentadoria do antigo ídolo.
Começo arrasador
Publicado por Luiz André Guazzelli Novembro 9 2009

Grande sensação antes do início da temporada, a dupla LeBron James / Shaquille O'Neal ainda não mostrou do que é capaz. Na verdade os Cavs tem sido até agora a grande decepção da temporada e com apenas 6 jogos disputados a equipe já igualou o número de derrotas em casa que teve em toda a temporada regular de 2008/2009.
NBAE/Getty Images
Depois de uma temporada 2008/2009 aquém das expectativas, onde precisou lidar com a perda do astro Kevin Garnett, contundido antes dos playoffs, o Boston Celtics começou a nova temporada com tudo, vencendo suas primeiras seis partidas com autoridade.

Estrearam na temporada 2009/2010 contra o badalado Cleveland Cavaliers e não deram a menor chance para LeBron e Shaq em plena Qucken Loans Arena, em Cleveland. Depois fizeram a lição de casa batendo na sequência Charlotte Bobcats, Chicago Bulls e New Orleans Hornets, com incrível facilidade, afinal foram 33 pontos de vantagem contra os Bobcats e 28 contra os Bulls.

Jogando contra o Philadelphia 76ers, o Boston fez mais uma grande partida derrotando os donos da casa por 105 a 74 com surpreendente facilidade. Nesta partida todos os jogadores do Celtics pontuaram, inclusive os reservas. Fato bastante incomum na NBA.

Os Celtics completaram a invencibilidade (até agora, 06/11) derrotando o Minnesota Timberwolves por 92 a 90 também fora de casa. Esta foi a primeira partida onde o Boston realmente esteve ameaçado por algum momento (chegou a perder os dois primeiros quartos da partida), mas graças à experiência da equipe conseguiu garantir outra vitória.

Este grande começo de temporada põe o Boston novamente em foco. Se o trio Ray Allen, Paul Pierce e Kevin Garnett se mantiver sadio até o final do campeonato tudo leva a crer que os Celtics irão muito longe neste campeonato. Ainda mais agora reforçados do ótimo ala Rasheed Wallace e com o armador Rajon Rondo melhorando a cada temporada. Definitivamente as equipes da Conferência Leste terão que suar muito a camisa para bater o Boston Celtics.

Cleveland
Diferentemente do Boston, o Cleveland Cavaliers vem decepcionando neste começo de temporada. Até agora 3 vitórias e 3 derrotas, sendo 2 em casa, mesmo número de derrotas em casa que a equipe teve em toda a temporada regular passada.

Apesar de ainda ser bastante prematuro afirmar alguma coisa, fica a impressão que a contratação de Shaquille O'Neal pouco contribuirá para a melhora do time. Afinal de contas o grande problema da equipe na última temporada era a ausência de um jogador que pudesse dividir em alguns momentos a pontuação com LeBron, tirando um pouco da pressão em cima do MVP, e isso dificilmente ocorrerá com Shaq. Além disso, o banco de reservas continua pouco participativo.

Se não houver alguma mudança na equipe, a chance de fracasso nesta temporada poderá ser grande. Boston, Orlando e Atlanta parecem hoje um pouco superiores aos Cavs. Mas, a temporada é bastante longa e tudo poderá acontecer. Ainda não é momento para desespero e sim de atenção!
De Olho Nos Playoffs
Publicado por Luiz André Guazzelli Março 04 2010

Com a segunda melhor campanha da Liga, o Los Angeles Lakers deve garantir vaga aos Playoffs nos próximos dias. Para isso contam uma dupla mais do que afinada: Kobe Bryant e Pau Gasol. Sem dúvida alguma uma das melhores duplas da NBA.
NBAE/Getty Images
A poucas partidas do término da temporada regular da NBA algumas equipes já começam a garantir vaga aos Playoffs.

Na noite desta quarta-feira o Cleveland Cavaliers não só garantiu sua vaga como pela terceira vez consecutiva conquistou o título da Divisão Central. A equipe de LeBron James e do brasileiro Anderson Varejão bateu o Indiana Pacers por 99 x 94 em casa e chegou a décima vitória seguida, graças mais uma vez à grande atuação de LeBron que anotou 32 pontos, nove rebotes e nove assistências. Com 54 triunfos e apenas 15 derrotas mantém a melhor campanha da NBA até o momento.

Outra equipe que garantiu vaga na Conferência Leste foi o atual vice-campeão da liga, o Orlando Magic. A classificação veio depois de uma convincente vitória contra o San Antonio Spurs por 110 x 84. Os alas Vince Carter com 24 pontos e Rashard Lewis com 20 foram os destaques do confronto. Com 48 vitórias e 21 derrotas até aqui a equipe da Flórida mantém a segunda colocação da Conferência, com cinco vitórias a mais do que Boston Celtics e Atlanta Hawks, respectivamente terceiro e quarto colocados.

As vagas da Conferência Leste deverão ser preenchidas rapidamente afinal existe uma grande diferença entre as equipes. Por enquanto a oitava vaga aos Playoffs é do Toronto Raptors que possui 33 vitórias e 33 derrotas, duas vitórias a mais que Charlotte Bobcats e Miami Heat, respectivamente sexto e sétimo colocados. Logo atrás da equipe canadense está o Chicago Bulls com duas vitórias a menos, mas vindo de nove derrotas seguidas a ex-equipe de Michael Jordan parece cada dia mais distante de uma vaga na fase final da NBA. Depois dos Bulls aparecem New York Knicks e Philadelphia 76ers, que com 24 vitórias dependem de milagre para obter uma improvável classificação.

Na Conferência Oeste o equilíbrio é muito maior e nada está decidido, com várias equipes tendo chance de classificação. Claro que dificilmente Los Angeles Lakers, Denver Nuggets, Dallas Mavericks e Utah Jazz deixarão de manter as quatro primeiras colocações.

O atual campeão Los Angeles Lakers, mantém a segunda melhor campanha da Liga com 50 vitórias e 18 derrotas e está praticamente garantido na fase final o torneio. Com 46 vitórias Dallas e Denver lutam para chegar na segunda colocação e se beneficiar com o mando de quadra nas fases decisivas, o que convenhamos com tanto equilíbrio existente pode significar uma grande vantagem.

Do quinto ao oitavo lugar quase não existe diferença. O Oklahoma Thunder dono da quinta vaga tem 41 vitórias e 25 derrotas, o Phoenix Suns, sexto, tem 42 vitórias, mas 26 derrotas. O San Antonio Spurs é o sétimo com 40 triunfos e 24 derrotas e o Portland Trail Blazers se mantém em oitavo com 41 vitórias e 28 derrotas. Porém nada está garantido afinal Memphis com 36 vitórias e Houston com 35 mantém chances de roubar uma vaga. Até o New Orleans Hornets com 33 vitórias ainda almeja uma classificação, entretanto, a tarefa parece muito difícil de ser alcançada.

A Temporada Normal da NBA chega na reta final, uma vitória nesse momento é crucial e pode fazer diferença lá na frente. Garantia de muita emoção nos próximos jogos!

quarta-feira, 17 de março de 2010